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5 passos simples para evitar não ser visto por potenciais clientes

5 passos simples para evitar não ser visto por potenciais clientes

Quem está dando seus primeiros passos no mercado costuma ter dificuldades para garantir que seu negócio seja visto por potenciais clientes.

A alta concorrência pode ser desestimulante para o novo advogado que deseja oferecer seus serviços, mas que se sente pequeno demais em meio a um ramo tão gigantesco. 

No entanto, nada é tão ruim quanto parece! Felizmente, existem várias estratégias que podem ser aplicadas agora mesmo no meio digital

Hoje vamos falar sobre como é possível aumentar a visibilidade do seu negócio entre potenciais clientes, com ações que você mesmo pode implementar! 

Separamos 5 dicas simples (90% delas são gratuitas 😱), e pasmem: muitos advogados ainda não estão usufruindo delas como deveriam! 

Essa é a sua oportunidade. Vamos lá?

1- Esteja presente no Google Meu Negócio

Ferramenta grátis do Google, o Google Meu Negócio permite que empresas e profissionais se cadastrem e disponibilizem diversas informações do seu negócio ao público. 

Dessa maneira, a pessoa que faz uma pesquisa por serviços relacionados ao que você oferece ou até mesmo que busca o seu nome, vai encontrar uma ficha completa com dados de contato, endereço e tudo mais. 

Essa, com certeza, também é uma ótima estratégia para você crescer na sua região, uma vez que os resultados de pesquisa são vinculados ao Google Maps, o famoso aplicativo de localização. 

Veja algumas das vantagens do Google Meu Negócio:

  • Nome, endereço, telefone e e-mail para fazer contato;
  • Horário de funcionamento;
  • Formas de pagamento;
  • Envio de mensagens (canal direto de comunicação com o público);
  • Vitrine de serviços oferecidos (ótimo para apresentar áreas de atuação);
  • Postagens de conteúdos e atualizações do negócio;
  • Espaço para avaliações do público;
  • Insights com as principais análises de desempenho que podem proporcionar maior conhecimento sobre os potenciais clientes.

Atenção: recentemente o Google informou que o Google Meu Negócio será descontinuado e os empreendedores poderão administrar seu cadastro diretamente no Google Maps ou na Pesquisa Google. 

Contudo, você não deve se preocupar! É apenas uma mudança de formato, bem comum entre os produtos Google.

Enquanto ela não acontece, ainda é possível cadastrar o seu negócio na plataforma atual. Para isso, utilize uma conta do gmail. 

A nossa dica é: crie uma nova conta do gmail somente para gerenciar o perfil do seu negócio nos produtos Google. Muitos profissionais vinculam seus e-mails pessoais e isso não é considerado uma boa prática. 

2- Utilize o WhatsApp Business

Hoje em dia o contato com potenciais clientes é feito prioritariamente via WhatsApp. Quase todo mundo tem o aplicativo instalado e prefere se comunicar por ele.

Nesse ponto em específico, muitos advogados pecam ao não utilizarem a versão comercial do app, o chamado WhatsApp Business.

Através da versão empresarial, dados como endereço, e-mail e site (se houver) podem ser cadastrados. 

Além de demonstrar mais profissionalismo, a ferramenta tem uma série de elementos que auxiliam o advogado na interação com clientes. Veja abaixo:

  • Mensagens automáticas, como saudação ou informações necessárias para o atendimento;
  • Etiquetas para categorizar conversas, gerando maior organização;
  • Catálogo de serviços, interessante para informar áreas de atuação;
  • Estatísticas de engajamento e alcance nas conversas com clientes.

3- Posicione-ne nas redes sociais

As pessoas passam vários momentos do dia consumindo conteúdo das redes sociais, razão mais que suficiente para você divulgar a sua prestação de serviços por lá.

Como na advocacia não é permitido fazer prospecção ativa devido às limitações do Código de Ética da OAB, a chave dessa estratégia é entregar conteúdos informativos! 

Verifique qual rede social faz mais sentido para o tipo de público que você deseja atingir, e comece a otimizar o seu perfil para as pessoas saberem mais sobre sua atuação jurídica. 

Se surgir dúvidas sobre o que falar, faça o seguinte raciocínio: quais são as principais dúvidas das pessoas sobre determinada área? 

Por exemplo, se você é um advogado trabalhista, pode falar mais sobre verbas rescisórias, aviso prévio e demais direitos dos trabalhadores. 

Dessa forma, o público começa a enxergar o seu perfil como uma autoridade no assunto. Explore vídeos curtos, publicações em texto e tudo mais que a rede social proporcionar. 

Dica de leitura obrigatória: 7 dicas para advogados nas redes sociais.

4- Peça indicações

Não tem jeito, usar indicações como estratégia de aquisição de clientes para o seu negócio ainda pode e deve ser feito! Nada melhor do que o famoso boca a boca para que mais pessoas conheçam os seus serviços. 

Por isso, não deixe de pedir indicações para os clientes que você já atendeu (e que se sentiram satisfeitos com sua atuação). 

Se até grandes e consolidados escritórios de advocacia trabalham com programas de indicação, porque é que você não poderia aproveitar essa tática simples e gratuita?

O posicionamento de um advogado no meio digital proporciona mais contatos com potenciais clientes.

5- Cadastre-se em uma plataforma jurídica com foco em divulgação

Até aqui falamos sobre várias ações gratuitas que podem fazer toda diferença no seu posicionamento digital e auxiliar na retenção de potenciais clientes. 

Uma outra estratégia super válida e que tem total foco na divulgação dos seus serviços, é se cadastrar em uma plataforma com essa finalidade.

E aqui, nós indicamos a MaxJus, ferramenta direcionada à advogados que desejam ter um espaço para se divulgar e ao público em geral que busca auxílio jurídico qualificado. 

Com a MaxJus, você pode:

👉🏽 Criar uma página de serviços com seus principais meios de contato;

👉🏽 Publicar artigos sobre sua área de atuação e demonstrar sua autoridade;

👉🏽 Publicar vídeos informativos para captar a atenção de potenciais clientes;

👉🏽 Compartilhar sua página nas redes sociais.

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Dica extra: veja o que seus concorrentes estão fazendo! 

Não é errado verificar o que os concorrentes estão fazendo, tenha certeza de que eles também fazem isso. 

A ideia aqui é se inspirar nas boas práticas dos colegas da área e observar o que não fazer, em hipótese nenhuma. 

Abordagem usada nas redes sociais, conteúdos publicados no Google Meu Negócio, mensagens de automação e o tipo de atendimento que eles entregam ao cliente via WhatsApp (vale até fazer um cliente oculto), são itens a serem observados.

Essa ação faz parte do chamado benchmarking, processo incluso no planejamento estratégico que todo negócio deve fazer. 

A virada de chave é entender que não importa a experiência e tamanho da sua carreira, se você começa a implementar ações de nível estratégico hoje mesmo – como todas as dicas que mencionamos no texto – os resultados virão.

Daí, o caminho natural é: analisar o desempenho, seja bom ou ruim + otimizar o que puder + testar novamente. Um ciclo sem fim e cheio de aprendizados!

 

Gostou das nossas dicas? Se aprofunde na prospecção de clientes e veja quais são os melhores canais para advogados fazerem isso.

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