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Atenção Plena beneficia seu trabalho e os negócios em geral

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Estamos todos juntos neste mundo estressante. Um mundo que está se movendo tão rápido que você não consegue acompanhar tudo e todos.

Quantas vezes por dia você pensa: “Preciso me acalmar” e, antes que perceba, está estressado, ansioso, super atarefado, tendo um péssimo dia, sentindo-se desesperançado, frustrado e  ineficiente?

Mas espere! Existe uma maneira de resolver tudo isso. 

Na verdade, você nem mesmo precisa deixar seu local de trabalho para atualizar seu foco e manter sua grande capacidade de resolver problemas. Aqui está a chave: atenção plena.

Muitas empresas já se abriram para a ideia do mindfulness (atenção plena) e como isso pode beneficiar sua cultura de trabalho e, portanto, os negócios em geral.

E é exatamente isso que mostraremos nesse artigo. Vamos apresentar grandes percepções sobre a atenção plena, a maneira como funciona e quem (além de você e sua empresa) estará sendo beneficiado com isso.

A atenção plena já é praticada em empresas renomadas

Para muitas pessoas, as horas de trabalho tornaram-se confusas e coisas como verificar e-mails fora do horário comercial tornaram-se comuns. Em tempos de pandemia, não só trazemos o trabalho para a casa, mas também trabalhamos nela.

Com essa mudança, o estresse se tornou um risco considerável, não apenas para os funcionários, mas para as empresas em geral. 

Surpreendentemente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o estresse custa às empresas americanas até US $300 bilhões por ano. Para lidar com esse desafio, mais e mais empresas estão aderindo à atenção plena. 

Você pode pensar na atenção plena como a forma mais fácil e simples de meditação

Basicamente, significa prestar atenção ao momento presente e perceber seus pensamentos sem julgamento. Então, como a atenção plena se relaciona com o trabalho? 

Simplificando, a meditação torna as pessoas aptas a lidarem com seus problemas e desafios no trabalho. A atenção plena tem muitos benefícios, nos quais nos aprofundaremos a seguir. 

Mas o que todos esses benefícios têm em comum é que eles nos tornam mais autoconscientes, treinam nosso foco e aumentam nossa clareza. E todas essas qualidades são valiosas para o local de trabalho.

A atenção plena permite que você se afaste do problema e observe-o para que possa lidar com ele de forma mais objetiva e chegar a soluções com mais facilidade. 

À medida que uma nova geração de empresas começa a entender os benefícios da atenção plena, uma cultura de trabalho consciente está ganhando força. A General Mills, por exemplo, foi pioneira em fornecer treinamento de atenção plena durante o trabalho. 

O treinamento foi iniciado por Janice Marturano, que passou a praticar o mindfulness após lidar com o estresse pessoal e profissional. Logo, centenas de funcionários da General Mills estavam participando, e agora todos os prédios da empresa têm salas de meditação.

A atenção plena afeta nosso comportamento e nosso cérebro

Até a década de 1990, era difícil para os fãs de mindfulness fazerem com que outras pessoas concordassem com tal ideia. Os efeitos que eles estavam experimentando com a técnica não eram quantificáveis ​​e não havia nenhum estudo científico para apoiar a prática.

No entanto, desde a invenção da ressonância magnética funcional ou fMRI — uma tecnologia que pode medir a atividade cerebral através do fluxo sanguíneo, os benefícios da atenção plena podem agora ser comprovados cientificamente.

Usando fMRI, os cientistas podem demonstrar que, quando meditamos, a área do nosso cérebro responsável por pensar sobre nós mesmos se torna significativamente mais calma. 

Experimentos também mostraram que, quando alguém realiza uma tarefa que o faz pensar sobre seus próprios pensamentos ou comportamento (como destacar uma palavra que se descreve em um texto) e, em seguida, faz um exercício de atenção plena, as reações do cérebro a situações semelhantes que envolvem autorreflexão, são gradualmente reduzidas. 

Isso significa que, com o tempo, aqueles que praticam a atenção plena podem diminuir o grau de julgamento, porque seu cérebro passou a ser mais objetivo.

Outro benefício da atenção é que ela molda nossos cérebros

Eles não são estruturas rígidas – um cérebro pode, de fato, mudar muito. Pode ser treinado como um músculo e alterado por processos de pensamentos repetidos. Essa qualidade é conhecida como neuroplasticidade.

A pesquisa mostrou que a atenção plena aumenta a atividade no córtex pré-frontal do cérebro, aumentando nossa bondade e compaixão. Também fortalece nossa espessura cortical – ou massa cinzenta – o que auxilia a função de memória e regulação emocional.

Talvez o achado mais notável, entretanto, esteja relacionado à amígdala. Em situações estressantes, como uma entrevista de emprego ou discussões, nossa resposta de lutar ou fugir é desencadeada pela amígdala. 

Obviamente, esta é uma reação exagerada, pois os dias em que era preciso fugir ou enfrentar e matar um animal predador já se foram. Quando praticamos a atenção plena, a amígdala gradualmente relaxa, a longo prazo, o que nos ajuda a manter o estresse sob controle.

A forma mais popular de treinamento de meditação usada hoje para a redução do estresse é baseada na atenção plena.

À medida que mais estudos e pessoas de destaque como Steve Jobs, começaram a endossar a atenção plena, as pessoas começaram a prestar mais atenção. 

Durante o final da década de 1970, Jon Kabat-Zinn desenvolveu um método chamado Redução de Stress Baseada em Mindfulness (MBSR). O MBSR, independe de qualquer crença religiosa, e se baseia no treinamento da atenção, com o objetivo de se tornar totalmente presente e focar nas sensações físicas do corpo.

Por exemplo, um exercício que envolve perceber se você está sentindo dor em qualquer lugar, ou se partes do seu corpo estão relaxadas. Depois de algumas repetições, você começará a perceber que a dor e o relaxamento não são constantes, mas mudam continuamente de intensidade. 

Desta forma, MBSR treina sua autoconsciência e enfatiza a impermanência das coisas. Aplicado ao estresse, isso significa observar seus pensamentos e reações físicas, para perceber como eles se dissipam.

Ao observar suas reações objetivamente, você aprenderá que nenhuma dor ou estresse dura para sempre. Com o MBSR de Kabat-Zinn, a atenção plena e a meditação entraram na cultura dominante, oferecendo uma solução eficaz para o problema onipresente do estresse.

Praticar a atenção plena aumenta o seu foco

Como vimos, atenção plena consiste em observar seus pensamentos e emoções e decidir em que se concentrar.

Focar em uma coisa de cada vez é muito mais eficiente do que a multitarefa, e a atenção plena é ótima para ajudá-lo a fazer exatamente isso. 

No trabalho, em particular, somos bombardeados com estímulos, como várias telas de computador, que causam distrações perpétuas. Então, como reagimos? Temos a tendência de querer fazer tudo ao mesmo tempo.

No entanto, ao contrário da crença popular, isto não é produtivo. Ficamos pulando freneticamente de uma tarefa para outra. Além disso, a multitarefa adiciona mais oportunidades para sua mente divagar enquanto você considera o que fazer a seguir. 

É muito mais eficaz descobrir em que ordem as coisas devem ser realizadas e, em seguida, resolver uma coisa de cada vez. Digamos, por exemplo, que você comece a pensar no que fazer a seguir, no seu trabalho. 

Pensamentos como “preciso comprar mantimentos” ou “preciso confirmar um horário com meu cliente”, começarão a aparecer, porque também estão na sua lista de tarefas.

Felizmente, à medida que a atenção plena desenvolve seu foco, a sua capacidade de direcionar sua atenção lentamente se torna automática, então, saber como evitar que sua mente persiga todos os pensamentos que você tem, significa que você será menos facilmente distraído.

Mas como você treina sua atenção? bem, seja na sua mesa, em um jogo de basquete ou conversando com um colega, você deve observar seus pensamentos para que possa voltar ao seu foco.

Estar atento cultiva a compaixão

Você já notou que as pessoas que praticam a atenção plena parecem não apenas serem mais calmas, mas também são mais gentis e abertas?

Isso ocorre porque a atenção plena nutre um senso de auto compaixão e conexão com os outros. Conforme você aprende a observar suas emoções sem julgamentos, você começará a ver que sentimentos como frustração, por exemplo, são naturais, e que todos nós temos um dia ruim de vez em quando.

Depois de atingir esse nível de compaixão, você sente uma sensação de alívio ao aprender a aceitar as emoções negativas e a se abrir para a alegria e a empatia. 

À medida que se desenvolve, isso começa a se irradiar para as pessoas ao seu redor, permitindo que você se relacione com seus problemas e emoções de uma forma mais empática e sem julgamentos. 

Isso pode ser referido como um senso de humanidade comum ou conexão social. Esse sentimento de conexão com os outros pode ser fortalecido por meio de uma meditação especial chamada bondade amorosa, que envolve desejar a si mesmo felicidade e proteção.

Confira: 

Meditação – Gerenciando emoções difíceis

Meditação – Gerenciando a dor

Meditação – Completamente Presente

Ao treinar esses sentimentos em relação a si mesmo, você pode começar a desejá-los para as pessoas ao seu redor, outras pessoas que você conhece e, finalmente, todas as pessoas do mundo.

Algumas pessoas veem a compaixão como algo suave ou fraco, mas na verdade o torna mais forte. Significa estar mais atento aos sentimentos dos outros e querer evitar que sintam dor. 

Por exemplo, quando a Vanessa Scott trabalhava na farmácia, ela sempre costumava ficar estressada e até agressiva quando a loja ficava muito movimentada.

Mas, praticar a atenção plena mudou sua perspectiva e ela começou a ver os telefonemas  dos médicos e clientes ansiosos por atendimento como uma oportunidade de ajudar, o que aumentou sua resiliência, em vez de ser uma isca para uma situação difícil.

A atenção plena nos torna mais conscientes dos nossos próprios sentimentos e dos dos outros. Por causa disso, ajuda a nos tornar mais tolerantes, amorosos e gentis.

A liderança consciente envolve todas as qualidades de um grande líder

O que faz um bom líder? Força? Empatia? Foco estratégico? Infelizmente, a maioria dos líderes não incorporam tais qualidades, raramente ouvem seus funcionários e deixam de comunicar seus objetivos.

Contudo, esse não é o caso de líderes conscientes. Líderes conscientes respondem aos desafios com mais facilidade, porque estão mais focados em seus objetivos. 

Eles estão cientes de suas próprias emoções e objetivos, reconhecem o que está acontecendo ao seu redor e ouvem com atenção. Por causa disso, eles estão mais posicionados para tomar decisões com base na honestidade e na compaixão.

Além disso, os líderes conscientes dividem os desafios em partes gerenciáveis ​​e, como resultado, administram seu tempo de maneira mais eficaz, produzindo resultados benéficos para todos os envolvidos. Líderes que não praticam a atenção plena tendem a ficar estressados ​​quando confrontados com uma tarefa urgente e repassam esse estresse para seus funcionários. 

Um líder atento tentará separar a tarefa do estresse e atribuí-la a um funcionário que seja hábil em lidar com esse assunto específico.

Além de delegar com eficiência, os líderes conscientes atuam como modelos, estimulam a compaixão e têm a coragem de mudar os princípios da empresa quando necessário. É exatamente assim que inspiram seus funcionários a assumir mais responsabilidades.

Eventualmente, essa abordagem positiva causa um efeito cascata e motiva os funcionários a iniciar outras inovações e mudanças sociais. 

A atenção plena é muito mais do que seguir uma tendência e ganhar dinheiro com isso

Como acontece com qualquer tendência, sempre haverá pessoas que entram na onda, ansiosas por lucrar, e sempre haverá céticos.

Claro, algum ceticismo sobre o uso e os efeitos da atenção plena é justificado. Na verdade, alguns críticos têm motivos para pensar que os motivos espirituais ou compassivos por trás das práticas de atenção plena estão sendo capitalizados e explorados.

Embora nem todas as críticas sejam justificadas, os fundamentos da prática – como desenvolver a compaixão – estão se tornando cada vez mais diluídos. Por exemplo, algumas aulas ensinam mindfulness apenas como uma técnica terapêutica ou para aumentar a produtividade no local de trabalho, infelizmente deixando de lado a compaixão. 

Esta forma diluída da prática tornou-se conhecida como McMindfulness – um uso rápido e superficial da atenção plena como uma ferramenta.

Além disso, à medida que a atenção plena aumenta a consciência das emoções, ela pode levar a uma luta emocional, pois as emoções que há muito foram reprimidas começam a vir à tona. Não se trata apenas de se tornar feliz, como alguns acreditam; trata-se de lidar com todas as emoções.

Como vimos, a atenção plena pode ter uma série de efeitos positivos. No entanto, ainda é uma técnica que requer prática e os professores certos. 

Precisa saber por onde começar?

Caso ainda não conheça, Vanessa Scott e seu podcast Meditações Pura Energia Positiva (top Podcast  no Brasil, número 1 em todo Brasil em 2020) é uma ótima dica para você! Pioneira no Brasil iniciando seu trabalho em 2016, onde muitos ainda não sabiam dos benefícios transformadores da meditação. 

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