Blog

Faz sentido incluir um blog em uma estratégia de marketing digital jurídico?

Os blogs são utilizados como ferramentas em estratégias de marketing digital jurídico e de outras áreas há muitos anos, por isso é normal que você se pergunte se já não estão ultrapassados. Entretanto, já respondendo à pergunta presente no título deste texto: sim, ainda faz sentido contar com um a favor da sua comunicação.

O que mudou em todo esse tempo de existência desses portais de informação é a exigência, tanto por parte do público quanto dos próprios portais de busca. Então, um blog pode sim te ajudar, mas deve ser bem estruturado e nutrido com conteúdos de qualidade.

Como um blog pode ser útil em minha estratégia de marketing digital jurídico?

O blog pode atuar em diversas frentes de seu marketing digital jurídico. Uma delas é posicionar você ou seu escritório como verdadeiros especialistas naquilo que fazem

Para entender melhor, imagine que um cliente em potencial está em dúvida entre você e seu principal concorrente. Ao navegar pelo seu site, ele encontra diversos textos que mencionam casos similares ao dele, artigos que sanam dúvidas com as quais se deparou durante a situação que está enfrentando, entre outros materiais. Ao navegar pelo site do seu concorrente, ele não encontra nada além de uma breve história sobre como os sócios se conheceram e decidiram montar um escritório juntos.

Com certeza seu escritório pareceu mais preparado para ajudá-lo, não é? 

Em um blog, você pode abordar os assuntos com mais profundidade do que as redes sociais mais utilizadas possibilitam, o que te auxilia a demonstrar domínio sobre os temas abordados. Blogs são incríveis para estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing

Além disso, os artigos ainda funcionarão de forma educativa e de prospecção. Ao absorverem as informações que seu conteúdo oferece, o potencial cliente poderá moldar melhor suas dúvidas e conversar com você de forma mais objetiva, além de entender melhor como você pode ajudá-lo. 

E engana-se quem subestima esse poder de alcance e persuasão dos blogs! Pesquisas da Hubspot já mostraram que a maior parte dos consumidores lê múltiplos blogs por semana e já compraram algo de alguma empresa após lerem seu blog.

SEO também é vantagem!

O blog também tem uma finalidade técnica muito útil: te ajudar a ganhar posição para determinadas palavras-chaves nas SERPs (Search Engine Results Page), que são as páginas de resultado de pesquisas de plataformas como Google, Bing e Yahoo!.

Ao produzir conteúdo aplicando técnicas de Search Engine Optimization (SEO), você pode ganhar cada vez mais espaço nesses motores de busca e potencializar seu tráfego orgânico

Entre os 139 milhões de usuários de internet no Brasil, 92,58% utilizam o Google em suas pesquisas. Entre eles, estão potenciais clientes, buscando por soluções que você pode oferecer

Vale lembrar que essas buscas são feitas de forma ativa. Ou seja, o leitor que faz a pesquisa já demonstrou interesse naquele tema específico – diferente das redes sociais, em que o conteúdo é consumido de forma passiva, e a probabilidade de ser entregue a alguém que não tem interesse é mais alta. 

E para se ter uma ideia, cerca de 29% de todo o tráfego web mundial é gerado pelos buscadores. Isso mostra que, enquanto os motores de busca forem relevantes, os blogs também serão.

marketing digital para advogado

Distribuição do tráfego digital mundial
Fonte: Statista

Conclusão

Por fim, chegamos à conclusão de que um blog pode te ajudar a:

  • Posicionar-se como autoridade em sua área;
  • Qualificar potenciais clientes entregando informações que você considera relevantes;
  • Fechar novos contratos atuando como ferramenta de persuasão;
  • Aumentar sua presença em meios digitais (mais especificamente junto aos motores de busca).

É importante mencionar ainda que os resultados alcançados por blog são facilmente mensuráveis. Índices como quantidade de visitantes, taxa de cliques, fontes de tráfego e taxa de conversão de visitantes te ajudarão a monitorar o que esse recurso tem te entregado.

Entretanto, lembre-se de que o conteúdo e o site devem ser de qualidade e estruturados com técnicas que estejam de acordo com seus objetivos. Por isso, depois de estruturar seu blog, confira o artigo que preparamos com dicas para escolher os temas do seu conteúdo!

E para te ajudar a dar um novo passo em sua busca por clientes, contamos com planos focados em aumentar sua visibilidade! Com opções de assinaturas mensal, semestral ou anual, seremos seus aliados em seus objetivos de crescimento.  

Comentários