Blog

Contratar advogado: Você está fazendo da forma correta?

Contratar advogado: Você está fazendo da forma correta?
  • MaxJus MaxJus
  • Jurídico
  • 0 comentário

Precisa contratar advogado? Quase todo mundo já esteve em situações onde o auxílio jurídico, seja para tirar dúvidas sobre algum assunto ou para ajuizar uma ação na justiça, se fez necessário.

Mas afinal, como escolher um bom advogado?

Com o crescente uso da internet para definir nossas escolhas do dia-a-dia, não é difícil se deparar com anúncios de escritórios e de profissionais autônomos oferecendo consultoria para as mais diversas áreas.

No entanto, essa escolha precisa ser assertiva e satisfatória. Pensando nisso, exploramos alguns aspectos para se analisar antes de fazer a contratação. Confira!

Contratar advogado não deve ser uma escolha difícil

Da mesma forma que as pessoas buscam um bom encanador para resolver um problema de vazamento em suas casas, contratar um advogado requer atenção e alguns cuidados essenciais para obter uma boa experiência.

Apesar da simples comparação, você deve estar se perguntando: “Será que é isso mesmo? não é mais complicado buscar por um profissional que vai cuidar das minhas questões pessoais perante a Justiça?”

A resposta é não! Não é mais complicado. Óbvio que existem pontos que merecem cautela, afinal, existem “picaretas” em todos os lugares, e não seria diferente no meio jurídico. Mas geralmente há um certo receio e desconfiança nessa procura, o que leva muita gente a confiar somente em indicações de pessoas próximas.

De fato, receber a indicação de um conhecido que possui um advogado de confiança é uma boa! Contudo, hoje vou te apresentar 4 dicas bem legais pra você ter em mente quando precisar contratar um profissional até então desconhecido. A internet será uma boa aliada nessa procura!

1- Verifique o registro profissional (OAB)

Em primeiro lugar, para exercer a advocacia é necessário que o profissional tenha seu registro ativo na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Sendo assim, nossa dica inicial para sua busca por um advogado é essa: comece pesquisando seu registro no Cadastro Nacional dos Advogados, é possível fazer isso clicando aqui.

2- Busque por especialidades

Se você precisa de uma consulta sobre leis trabalhistas, vai fazer contato com um advogado que seja especialista na área criminal? Não há muita lógica nisso, certo?

Ainda que todos os advogados tenham estudado sobre variadas áreas durante a caminhada acadêmica, contar com um especialista será sempre um diferencial.

No MaxJus você faz uma busca personalizada por especialidades. Faça conexão com profissionais de todas as regiões do país que possuem total expertise para sua questão!

3- Não abra mão da transparência

Preze sempre pela clareza. Seja em um primeiro contato por telefone ou durante o atendimento presencial/online, é essencial que o advogado se faça entender.

Um bom profissional sempre deve indicar o caminho mais viável e honroso para sua questão.

4- Cheque as avaliações e referências

Por último, é quase impossível não encontrar o site ou demais canais digitais de um prestador de serviços na internet. Aproveite a oportunidade e verifique a reputação online do advogado.

Confira comentários, depoimentos e avaliações! Vale até fazer contato com clientes antigos e perguntar como foi sua experiência.

Agora você já sabe como contratar um bom advogado!

Geralmente as pessoas costumam se preocupar com o preço na hora de contratar um advogado, e isso não é errado. Entretanto, assim como em toda prestação de serviços, é importante se atentar para não cair no famoso “barato que sai caro”.

Se você acha que encontrou a assistência jurídica que deseja, procure saber quais são as formas de pagamento disponíveis para saber sua possibilidade de fechar contrato dentro dessas condições.

Acima de tudo, escolha um profissional que lhe transmita segurança e confiança. Ao levar em conta os elementos que apontamos ao longo deste artigo, certamente será possível encontrar um bom advogado que agregue valor e te ofereça uma experiência proveitosa. Boa procura!

Comentários