Blog

Gerenciamento de crises?

gerenciamento de crises
  • MaxJus MaxJus
  • Serviços
  • 0 comentário

Em tempos de pandemia devido ao COVID-19, a instabilidade no mercado econômico mundial é evidente, o que nos deixa de orelha em pé quanto ao potencial efeito avassalador no cenário empresarial.  

  • Monitore os riscos da empresa! Isso garante que ela esteja preparada caso alguma crise aconteça. O ideal é não esperar que o momento crítico surja e se estabeleça, mas sim, simular possíveis cenários de crise e planejar as devidas ações para lidar com a situação; 
  • Estabeleça um plano de continuidade do negócio, para que os processos essenciais para o seu funcionamento não sejam afetados; 
  • Repasse as informações sobre a crise em tempo real e de forma exata para que nenhum dado seja distorcido e abra espaço para especulações. Isso garantirá que a empresa passe confiança à sociedade; 
  • Tente agir de forma rápida, para que a crise não afete sua reputação e rentabilidade; 
  • Identifique oportunidades de recuperação. Sair de uma crise por meio de uma oportunidade fortalecerá a reputação da empresa e garantirá confiança de todos.

Mesmo que na prática talvez nem seja preciso tomar decisões drásticas, é imprescindível que as empresas não façam cortes largos em investimentos, reduzindo a produção e cortando postos de trabalho, pois existe um custo elevado. 

Portanto, antes de tomar qualquer atitude, vale a pena analisar com cuidado cada ação a ser implantada. Fique atento aos dados financeiros, verifique a posição do estoque, evite o excesso de horas extras e cuide bem da contabilidade, não misturando as contas pessoais com as da empresa.

FIQUE LIGADO!

O gerenciamento de crise é uma metodologia que tem por objetivo blindar as empresas de todas as adversidades que podem causar impactos negativos, atingindo não somente a estrutura financeira, como a sua imagem no mercado.

O objetivo é desenvolver um conjunto de ações aptas a solucionar de forma eficiente determinados momentos de desequilíbrio. Na maioria das vezes, as empresas acabam enfrentando consequências graves por não ter um planejamento antecipado e não se preparar para um eventual colapso. 

 

Sobre a autora

Denise de Holanda é fundadora da Holanda Empresarial, instituição que há mais de 5 anos auxilia empreendedores no processo de crescimento no mercado.

Para conhecer mais sobre da empresa, clique aqui!

Comentários