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Canais de prospecção: quais os melhores para advogados?

Canais de prospecção: quais os melhores para advogados?

A prospecção de clientes é uma das atividades mais importantes no ramo da advocacia, afinal são os bons fechamentos de contratos que mantém a saúde do negócio.

Ainda que muitos profissionais não dominem técnicas para captação e geração de demandas, é fundamental entender quais são os meios que podem gerar mais contatos para o advogado e definir estratégias assertivas para conduzir os potenciais clientes no funil de vendas. 

Você quer descobrir quais são os melhores canais de prospecção para oferecer suas soluções jurídicas? 

É isso que eu vou te contar durante todo nosso conteúdo, veja só:

  1. Tipos de prospecção 
  2. Melhores canais de prospecção para advogados
  3. Como melhorar sua prospecção de clientes
  4. A MaxJus pode ser uma ótima aliada nesse processo.

 

1. Tipos de prospecção 

Embora você seja um advogado que domine sua área de atuação, entenda que para prospectar clientes é necessário adquirir técnicas de vendas para desenvolver sua eficiência. 

Existem várias formas de fazer prospecção, mas é preciso escolher aquela que mais faz sentido para seu negócio. As mais conhecidas são:

  • Outbound;
  • Inbound;
  • Parcerias;
  • Indicação. 

Outbound

A prospecção outbound consiste na velha e conhecida técnica de abordar um potencial cliente sem que ele esteja esperando o seu contato. 

Geralmente essa técnica é realizada por meio de telefone ou presencialmente, e pode gerar muito esforço da pessoa que está buscando vender um produto ou serviço. 

Além desses meios de contato, as ações mais comuns de outbound são flyers, propagandas de TV e rádio e outdoors. 

No ramo da advocacia, a prospecção outbound não é recomendada (devido ao Código de Ética da OAB), ainda que não seja difícil encontrar profissionais que abordam potenciais clientes nos eventos, empresas e outros ambientes sociais. 

Inbound

Conhecido como marketing de atração, o inbound busca “encantar” o seu público por meio de ofertas. 

Assim, essa técnica auxilia o potencial cliente (que aqui chamamos de lead) na descoberta de sua dor, fazendo com que ele inicie uma jornada que será finalizada com uma solicitação de contato. 

Percebe a diferença do Outbound para o Inbound? Enquanto o primeiro age como um interruptor que inicia o primeiro contato, o segundo busca atrair e fazer com que a outra parte inicie esse relacionamento. 

A principal estratégia do empreendedor que utiliza o Inbound é educar seu público-alvo por meio de conteúdos de nutrição, assim ele auxilia na descoberta do problema que seu produto ou serviço poderá resolver.

A oferta do inbound ocorre prioritariamente no meio digital, através de conteúdos em sites e blogs, ebooks, vídeos, landing pages, e-mail marketing, etc. 

Parcerias

As parcerias são bastante comuns no meio jurídico. Aqui, quem faz a prospecção é um parceiro estratégico.

Esse modelo funciona bem para escritórios e sociedade de advogados. Profissionais autônomos podem sentir mais dificuldade de lucrar com a prospecção realizada por parceiros.

Indicações

O famoso “boca a boca” é muito vantajoso para o advogado que já possui uma carteira considerável de clientes.

Essas pessoas acabam se tornando vendedores do seu negócio, indicando seus serviços para amigos e familiares que buscam ajuda especializada. 

Para iniciar a prospecção por indicação, basta estabelecer um jeito de pedir novos contatos para seus clientes. Essa ação pode ser feita com formulários e mensagens via WhatsApp. 

Há também a possibilidade de pensar em incentivos, como programas de indicação, por exemplo. 

 

2. Melhores canais de prospecção para advogados

Sites

Ter um site que especifique quais são suas áreas de atuação, presença de depoimentos de clientes e meios de contato para as pessoas que queiram falar com você, sem dúvidas é um ótimo canal de prospecção. 

Blogs

O blog se assemelha a ideia do site, a diferença é que esse tipo de página geralmente é destinada para publicação de artigos e conteúdos mais extensos, que podem servir para uma estratégia de Inbound. 

E-mail marketing

O advogado que inicia sua base de contatos pode e DEVE pensar em estratégias de e-mail marketing. Aqui o interessante é que a personalização e interação auxiliam no relacionamento com esse cliente ou potencial cliente. 

Assim, se você já fechou um contrato anterior com a pessoa e continua disparando mensagens via e-mail marketing para ela, as chances dela se interessar novamente pelos seus serviços será muito maior. 

Anúncios e links patrocinados

A recente alteração no Código de Ética da OAB permitiu a utilização de anúncios em redes sociais e links patrocinados no Google para os advogados. 

Essa permissão é muito significativa, pois é fato que o impulsionamento pode aumentar a prospecção de clientes para o profissional do direito que atua no digital.

Plataformas de assinatura

Por último mas não menos importante, as plataformas de assinatura são uma ótima possibilidade para o advogado que ainda não dispõe de investimentos para iniciar seu próprio site ou blog.

Ao criar uma página de serviços em ferramentas como a MaxJus, o profissional pode utilizar o espaço para se apresentar ao mercado e fazer sua prospecção de potenciais clientes. 

 

3. Como melhorar sua prospecção de clientes

Independentemente dos canais de prospecção que você vier a escolher para iniciar sua busca por leads, segue algumas dicas para você otimizar esse procedimento e perceber melhores resultados a curto prazo:

  • Defina qual é o seu público-alvo ideal e evite desperdiçar tempo e dinheiro com quem você não quer atingir;
  • Organize os leads que chegarem e que serão contatados por você (um bom CRM pode auxiliar);
  • Estabeleça critérios para qualificar os leads e priorize sua atenção para quem tem mais possibilidade de fechar com você;
  • Defina a forma que fará contato com essas pessoas (telefone, WhatsApp, Telegram, e-mail, etc).

 

4. A MaxJus pode ser uma ótima aliada nesse processo

Ao fazer o cadastro na plataforma da MaxJus, o advogado tem ao seu dispor uma página de serviços que pode ser personalizada com uma foto de capa e perfil, além de deixar todos os seus meios de contato como telefone, e-mail e redes sociais.

Como o marketing de conteúdo é uma das técnicas mais indicadas para o mercado da advocacia, quem utiliza a MaxJus dispõe de um espaço para fazer publicações ilimitadas de artigos, notícias e até vídeos sobre temas que podem despertar o interesse dos clientes. 

Já para o cidadão que deseja contratar um profissional, a plataforma disponibiliza filtros personalizados por região e especialidade, o que possibilita conexões assertivas. 

Nós unimos demandas e soluções! Se você deseja desenvolver ainda mais seu contato com o público, não deixe de conferir os planos que disponibilizamos e suas inúmeras vantagens!

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